ESTUDO DE CUSTOS DE TRANSPORTE – O projeto VAI FÁCIL.

Vai facil

ESTUDO DE CUSTOS DE TRANSPORTE

O projeto VAI FÁCIL.

A Vai Fácil, (não confundir com a Via Fácil) é uma empresa de Transporte Rodoviário de Carga Seca ou Frigorificada que opera com coleta e entrega em todo o Brasil. Sua matriz fica no Rio de Janeiro e a empresa é referência pelo nível de serviço e profissionalismo. O diferencial da Vai Fácil é o rastreamento da carga informando por email cada passo no transporte.

A Interlogis foi contratada pela Vai Fácil para elaborar de uma tabela de preço de frete para coleta em um ponto e distribuição e fazer a entrega em diferentes CEPs. O custo do frete referia-se à carga fracionada, sendo algumas o valor será do frete peso e outras referente ao frete volume. A determinação do preço considerou o custo do frete e o preço praticado pelo mercado, para um mesmo nível de serviço.

Informando Origem / Destino, índice de Facilidade de Carga e Descarga, a tabela determina o custo do m3 por km rodado. As variáveis na composição de custos referente ao nível de serviço foram:

  • Tempo de entrega
  • Volume de entrega
  • Distância percorrida.

As variáveis relativas ao veículo foram:

  • Volume de transferência
  • Freqüência
  • Origem – destino
  • Facilidade de carregamento e descarregamento
  • Estabilidade e particularidade da carga
  • Necessidade de docas e dispositivos de docas
  • Agilidade e facilidade de conferência de carga
  • Agilidade na produção de documentos (Nota Fiscal e Conhecimento de Carga)
  • Responsabilidade pela Carga
  • Seguros de uma forma geral

As variáveis relativas aos Custos Fixos foram:

  1. Depreciação do Veículo
  2. Custo oportunidade
  3. Motorista
  4. IPVA/Seguro Obrigatório
  5. Seguro do Veículo
  6. Manutenção Preventiva
  7. Administração
  8. Lavagem

As variáveis relativas aos Custos Variáveis foram:

  1. Combustível
  2. Pneus
  3. Óleo
  4. Manutenção Corretiva

 

O trabalho demandou 60 dias úteis.

 

Aplicação do projeto 1: Estudo de custos para frete, com origem no Interior de São Paulo e destinos a diferentes CEPs do Rio de Janeiro.

 

A partir de uma planilha com os custos de fretes praticados, informações de origem e destino, data de envio, valores praticados, características de Peso e Cubagem da mercadoria a ser entregue dimensionamos nosso preços e nível de serviço.

A planilha continha os seguintes dados:

1

Foram totalizadas 42.116 entregas no período de 46 dias representando 923 entregas em média por dia. As somas totais das despesas com frete totalizaram perto de R$ 20 000 000. O que representa uma despesa média diária de R$ 400 000. A soma em peso da entrega no período fica próxima a 700 toneladas, que representa uma movimentação diária de 15 toneladas, ou 19 Unidades de Cargas Paletizadas.

2

Considerando que:

3

Foi possível calcular:

1             Distância entre origem e destino

2             Preço do km rodado

3             Preço do kg transportado

4             Preço do kg transportado por km rodado

5             Preço do m3 transportado

6             Preço do m3 transportado por km rodado

7             Densidade da carga transportada

8             Preço do transportado do kg/m3

9             Preço do transportado do kg/m3 por km rodado

10           Quantidade de entregas por dia

11           Nível de Serviço praticado (considerando o tempo de entrega)

 

Na avaliação do valor do frete em relação a volumes e pesos, para uma mesma distância não identificamos consistência, pois a variação do peso ou volume não possui nenhuma proporcionalidade, como podemos verificar no gráfico a seguir:

4

Verifica-se que:

  • O preço do frete não corresponde a distância percorrida, pois distâncias maiores estão com preços menores
  • O mesmo acontece em relação a peso ou volume de entrega

 

Conclusão:

 

Muitas vezes o valor do frete esta associado às variáveis: distância, peso ou cubagem da mercadoria. Na planilha enviada não foi identificada essa relação de forma direta. Existe a possibilidade do valor do frete estar vinculado ao custo ao valor da nota fiscal. Neste caso, essa informação permitiria maior consistência na avaliação, assim como:

 

  • Taxa de gerenciamento de risco
  • Ad Valorem
  • Restrição ao Trânsito – TRT
  • Taxa de Despacho

 

Finalmente nessa operação, a composição do custo de envio de carga, foram calculados:

 

  • O custo de transferência das mercadorias entre o Interior de SP e Unidade no RJ;
  • O custo de redirecionamento das cargas;
  • O custo de distribuição relativo às entregas.

 

Critérios e Custos da Operação

Os custos fixos calculados totalizam R$ 9.188,40. Incluso no preço o traje do Motorista no Valor do kit= R$ 1000,00 (2 camisas + 2 ternos +1 sapato  + 1 óculos escuro.) 1 kit cada 6 meses. O salário do motorista (sênior) considerado foi de R$ 2.499,96, baseado no Banco Nacional de Empregos. Não incluso horas extras, porém acréscimo de 5% de adicional noturno. Não considerado o custo de Administração, mesmo existindo (ex. gestor operacional).

5

O rendimento do combustível foi baseado na informação da internet, ou seja, 6,5 km/litro na cidade. A manutenção corretiva está baseada em um histórico das empresas que atendi. Acho que tem uma boa margem.

6

 

Considerando uma rodagem média diária de 100 km, foi calculado o custo operacional mensal de: R$ 11.620,95. Considerando uma margem de 30% , o valor a ser cobrado é de: R$ 16.601,36. Acima da franquia o valor do km rodado será de R$ 1,16.

Informações adicionais.

7

Não foi considerado nos custos financeiros, nem seguro de vida pessoal. Custos de garagem não inclusos. Impostos não inclusos. Acrescer ao preço 10% (dez por cento) para cobertura de despesas relativas às horas extras, pedágios, estacionamentos, km excedente e outras despesas não especificadas

 

https://drive.google.com/file/d/1X5Bze8kJOWVuLFJ_2EzsZ8YXlVbOORjf/view?usp=sharing

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