INTERLOGIS

A importância da logística para os seus negócios.

POR FERNANDO SOBRAL

17 de novembro de 2017

É lógico que você sabe qual é a importância da entrega certa, na hora certa, na quantidade certa e com produtos em perfeitas condições de consumo. Mas pode ter passado alguma coisa como, por exemplo, os custos agregados a esse serviço. Sabemos que sua logística não é melhor por que qualidade se contrapõe a investimentos. E aí está a questão. Quanto você tem que investir para que sua logística não seja dispendiosa, mas que satisfaça seu cliente? Pode ser minimamente boa se sua política for por diferenciação em preço e produto. Mas tem que ser especialmente boa se você quer se diferenciar pelo seu nível de serviço.

Sim. Logística exige investimentos. E podem ser volumosos. Tudo depende do que você quer como empresa.

Vejamos: Existe aquele empresário que quer distribuir na cadeia de supermercados concorrendo com preço baixo e qualidade sofrível. Ele pode ganhar dinheiro com essa estratégia? Sim. Pode. Mas a competição por preço é cruel. Tem sempre um jeitinho de fazer pior e mais barato. E seu nível de competitividade é baixo.  Geralmente estas empresas não investem em equipamentos de movimentação e armazenagem. Também não investem em sistemas de gestão e tecnologia da informação. Muitos caem na sonegação, vendendo meia nota ou por um percentual mínimo da nota.

Na outra mão temos empresas que buscam competitividade através de diferenciais. Tem um preço competitivo, o produto tem qualidade, é sustentável e o nível de serviço é impecável. Como isso é possível?

Acredito que o primeiro passo é estabelecer uma política com custos operacionais baixos, mas com investimentos em bons equipamentos de movimentação de materiais. Não precisa investir em uma empilhadeira nova, se a operação que ela vai realizar é eventual. Mas colocar uma empilhadeira velha, para operar em dois turnos de forma ininterrupta, isso não é economia. Isto é loucura. Instalar estrutura dinâmica, ou transelevadores em uma operação de pequeno volume idem.

Aproveitando a declaração do BlogLogística: “O maior diferencial competitivo de uma empresa em relação às suas concorrentes é seu planejamento… Um bom planejamento logístico é crucial para que uma empresa corra à frente ou atrás da concorrência.”

Gostei. É isto. O importante é o planejamento. Sua empresa pode ser mais ou menos automatizada ou mecanizada. Seja como for deve ser bem planejada. Identificar quais são os custos e os investimentos com sabedoria e de forma sistematizada. Nesse momento de retomada da economia, talvez seja o momento de repensar seu planejamento. Pense nisto.

Abraço

 

Fernando Sobral

Tel.: 11 3862 5670

Cel.: 11 9 9978 7529

http://www.interlogis.com.br

Skype: fernando.sobral78

interlogis@interlogis.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s