10 Dicas de Organização de Estoque

Projeto de Operação de Centros de Distribuição e Armazenagem

Projeto de Operação de Centros de Distribuição e Armazenagem

Dez dicas de como evitar atrasos na entrega por motivo da Organização dos Estoques.

Sim. Clientes Reclamam. Estas reclamações acontecem de todas as formas e dimensões. Mas que bom que clientes que se sentem insatisfeito reclamem, pois compreender as reclamações dos clientes é a chave para lidar corretamente com eles.

Clientes reclamam por mau funcionamento do produto ou por mau atendimento.

No caso do mau atendimento isto pode ser causado por empregados inadequadamente treinados ou simplesmente indiferentes. Mas a maioria das vezes é ser por causa da logística ineficiente.

Alguns teóricos demonstraram a maneira pela qual os maus atendimentos da logística assumem graus diferentes de importância, dependendo do tipo de produto que se estiver comprando.

Pode ser:

  1. A Entrega não pontual;
  2. O produto chegar quebrado / danificado ou a caixa amassada, rasgada, suja etc;
  3. Quando o cliente compra vários itens ele quer receber tudo que comprou;
  4. Quem compra quer exatidão no preenchimento da documentação e muitas vezes isto não acontece.

E tudo isto acontece nas melhores empresas. As vezes os problemas estão ligados ao transporte e outras nos Centros de Distribuição e Almoxarifados. Quais são os problemas que provocam erros nos Centro de Distribuição?

Logo na recepção do produto existem erros de recebimentos, ou seja: Ineficiência da Conferência de recebimento. É bastante verdade que muita coisa deve ser verificada. Quantidade, Qualidade, Conformidade e Documentação. Se a empresa não estiver preparada algum erro sempre passa.

Em seguida existem erros no endereçamento, pois o local de guarda do produto é inadequado. Alocar um produto no lugar de outro acaba gerando entrega do produto errado ao cliente. As vezes perda da validade por falta do seqüenciamento e assim por diante.

A separação do pedido também é um grande vilão. Contar errado, trocar o produto, danificar e extraviar, acaba fazendo parte do processo.

Todos esses erros poderiam ser resolvidos no momento da Expedição, mais especificamente na conferência da expedição. Porém a possibilidade do produto seguir errado também é muito grande. É um problema solucionável, mas depende de algumas técnicas de operação.

Mas note que a grande reclamação dos clientes é o atraso nas entregas:

  • Produtos Inadequados, 31%
  • Bens Danificados, 12%
  • Itens Esquecidos, 6%
  • Outros, 7%
  • Atrasos na entrega, 44%

Dentro da série de motivos existentes que alimentam o erro existem dez dicas de como evitar atrasos na entrega por motivo da Organização dos Estoques

  1. Não ter excesso de produtos.
  2. Não ter excesso de sortimentos
  3. Possuir sistemas de gestão que possibilitem agilidade na operação
  4. Possuir um endereço para cada produto e cada produto ficar alocado no seu lugar;
  5. Verticalizar e Maximizar o espaço;
  6. Sinalizar e demarcar áreas de estoque e corredores;
  7. Ter um fluxo bem determinado na operação;
  8. Utilizar os equipamentos corretos de movimentação;
  9. Considerar os aspectos ergonômicos necessários para conforto dos operadores
  10. Treinar e capacitar os operadores

Conclusão:

Um Centro de Distribuição bem organizado possibilita um bom nível de serviço ao cliente. A Organização dos Estoques não resolve tudo sozinho, porém neste tópico a Logística Interna cumpre o seu papel.

Tenha um roteiro GRATUITO de:

Como Organizar Estoques e Reduzir Custos Logísticos. Acompanhe o link:

http://conteudo.interlogis.com.br/organizacao-de-armazens

Veja um estudo de Caso. Acompanhe o link:

http://conteudo.interlogis.com.br/estudo-de-caso-til

Como a organização dos estoques e melhorar o desempenho logístico das empresas.

Elementos para debates:

  1. Quanto sua empresa valoriza a operação do Centro de Distribuição para eficiente atendimento ao cliente?
  2. Em sua opinião quais são os principais motivos de erros de entrega?
  3. Qual é o melhor caminho para uma logística interna eficiente, investimento em pessoal, equipamentos ou sistemas?
  4. Qual é a importância dos KPIs na redução de erros de expedição?
  5. Quais são os passos e em que ordem que devem ser dados para eliminar erros de entregas e insatisfação dos clientes?

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